Deixe a tecnologia lhe ajudar no gerenciamento financeiro da sua clínica
  • 27 Dezembro 2016

Para garantir o crescimento da sua clínica, é importante que as suas finanças estejam sempre sob controle. Contas atrasadas geram gastos desnecessários — com juros, multas e correções, por exemplo. O consumo desenfreado pode desestabilizar o caixa e a inexistência de um planejamento financeiro pode fazer até com que você tenha que fechar as portas.

E por mais assustadoras que quaisquer dessas possibilidades possam parecer, não precisa se preocupar! Existem no mercado vários apps que facilitam o gerenciamento financeiro das suas contas pessoais e de sua clínica — basta escolher a opção ideal para sua realidade. Afinal, a tecnologia pode e deve auxiliar o nosso dia a dia, não é mesmo?

Para auxiliar no início dessa busca, confira os 10 apps para gerenciamento financeiro que separamos para você conhecer e utilizar na administração da sua clínica.

1. Guia Bolso

O Guia Bolso é completamente automático e conectado aos bancos para que suas movimentações financeiras sejam atualizadas em tempo real. Ele gera relatórios oportunos e sempre traz um painel com informações completas sobre a sua saúde financeira.

Por contar com uma interface bem intuitiva e conceitos fáceis de se compreender, não é preciso ser um grande conhecedor de tecnologia para utilizá-lo. Ele pode ser usado por qualquer pessoa. É gratuito e está disponível para iOS e Android.

2. Moni

Com múltiplas funcionalidades e um visual arrojado, o Moni facilita o controle financeiro do usuário, para que ele não precise consultar frequentemente seus extratos bancários. Isso significa que você pode monitorar débitos, créditos e o seu saldo diretamente da sua conta no aplicativo.

O Moni também pode ser protegido com um código de segurança, para que ninguém acesse suas informações financeiras sem a sua permissão. Por fim, o aplicativo ainda realiza backups na nuvem, para que você nunca perca seus dados. Está disponível para iOS, tendo versões gratuita e paga.

3. Organizze

Uma das principais vantagens do Organizze é a de ele estar disponível de qualquer lugar ou dispositivo. Isto é, muito mais que apenas um aplicativo para o seu celular, as informações que inserir nele estarão visíveis também na versão web, permitindo que você as acesse pelo seu navegador de internet — assim, quando estiver sem seu celular e precisar acessar sua conta do app, poderá fazê-lo direto do computador, por exemplo.

O Organizze conta com diversos recursos visuais que mostram onde você está gastando mais ou menos dinheiro; informações essenciais para se ter um bom controle financeiro. O app também é gratuito e está disponível para iOS e Android.

4. Minhas Economias

O Minhas Economias é capaz de enviar alertas quando o vencimento de uma conta estiver próximo, ajudando a evitar multas e outros transtornos. O app também é capaz de lançar parcelamentos para você acompanhar, cadastrar notas fiscais e categorizar os seus gastos. Assim, você pode conferir gráficos que mostram quais tipos de despesas são mais comuns (lazer, combustível, alimentação, entre outras), o que ajuda bastante na hora de enxugar gastos.

Um dos diferenciais do Minhas Economias é a capacidade que ele tem de programar a repetição de transações. O app está disponível para iOS e Android, com versão gratuita.

5. SurveyMonkey

Como profissionais motivados e pacientes bem assistidos são os pilares para o sucesso de uma clínica, o monitoramento das opiniões e índices de satisfação se faz imprescindível. Nesse contexto, surge o SurveyMonkey, uma plataforma que permite a criação e acompanhamento de questionários e pesquisas de satisfação.

Os resultados são instantâneos e podem servir como um termômetro que avalia a situação da clínica e dita os melhores caminhos para o seu controle financeiro. O app é gratuito e está disponível para o iOS.

6. Pacote Office para Tablets

Escrever textos, editar planilhas ou montar apresentações são tarefas muito mais fáceis de serem realizadas com o consagrado pacote Office, não é mesmo? O melhor de tudo é que existe a versão dos programas desenvolvida especialmente para usuários de tablets Android e iPad.

Para utilizar as ferramentas (Word, Excel e PowerPoint), basta ter uma assinatura do Office 365 e fazer login na sua conta da Microsoft. Para quem deseja apenas acessá-las para leitura, não é necessária a assinatura do pacote.

7. Gerenciador Financeiro Mobils

O Mobils possui suporte para os mais diversos aspectos que envolvem o seu gerenciamento financeiro — monitora as movimentações bancárias, cartões de crédito, rendimentos, além de organizar orçamentos e planos de metas e objetivos em relatórios e gráficos estatísticos de fácil compreensão. A interface é fluída e o layout, agradável e eficiente. O app está disponível para Android.

8. Boleto Pago

Este aplicativo, disponível para Android e iOS, gerencia pagamentos realizados via boleto. Para clínicas que permitem essa modalidade de transação, a utilização do app tornará tudo mais fácil.

Ele monitora o vencimento dos boletos e atualiza o valor final dos títulos, levando os seguintes aspectos em consideração: política de multas e juros, valor total da conta, data de vencimento e novas datas para efetuação do pagamento.

9. Calculadora Financeira - HP12C

Um dos "apps" para gerenciamento financeiro mais antigos e até os dias de hoje um dos líderes no que se propõe a resolver. A Calculadora Financeira HP12C é um excelente auxílio para cálculo de juros nas contas (simples e compostos), descontos oferecidos, cálculo de rendimentos e financiamento com tabela Price e SAC. Além do aparelho, existe também o aplicativo propriamente dito, disponível para Android.

10. Shosp

Como dissemos no início do post, é muito importante escolher no mercado a melhor opção para sua realidade, e é exatamente o caso deste último aplicativo. Diferentemente dos demais da lista, o Shosp foi desenvolvido especialmente para profissionais da área da saúde, tanto clínicas quanto consultórios. Ele opera completamente na nuvem e pode ser acessado por celulares, tablets e computadores.

Além de excelentes aplicações para gerenciar suas tarefas diárias, o Shosp tem ótimas funcionalidades que contribuem para o gerenciamento das questões financeiras da sua clínica — agendamento de consultas para pacientes, prontuário eletrônico, faturamento (padrão do governo federal), financeiro e relacionamento com o paciente. Dessa forma, a vida financeira do seu negócio fica bem cuidada e você ainda otimiza seus gastos.

Disponível para iOS e Android, dá para escolher o plano mais adequado à sua clínica.

Ter as finanças sob controle é essencial para um bom fluxo de caixa e garantir a saúde financeira da sua clínica.

E você, de que forma costuma gerenciar a vida financeira do seu negócio e as suas contas pessoais? Gostou da nossa lista de apps para gerenciamento financeiro? Compartilhe nos comentários suas, impressões, experiências e dicas!


Manual para a gestão financeira da sua clínica ou consultório