Você que tem uma clínica ou consultório médico sabe melhor do que ninguém que o atendimento ao paciente é apenas a ponta de um longo processo, não é mesmo? Esta é somente uma de suas preocupações, já que existem procedimentos internos e de gestão de pessoas ? igualmente importantes ? que dependem de sua dedicação.

Com isso, o grande desafio é conseguir conciliar o atendimento aos pacientes e a gestão da clínica de forma eficaz. Afinal, o que todos buscamos são os resultados, certo? E não adianta atender bem se não administramos nosso negócio corretamente.

Mas, calma! A boa notícia é que, sim, é possível driblar os desafios e gerir uma clínica de forma eficiente, com resultados e, claro, sempre de olho na qualidade do atendimento ao paciente! Para isso, é fundamental estar atento a todos os processos internos do consultório e atuar de forma estratégica.

Para te ajudar, preparamos 5 dicas de gestão de pessoas que melhorarão os processos em sua clínica. Continue lendo para conhecê-las!

1. Mapeie os processos e busque otimizá-los

Levante todos os processos que existem em sua clínica: agendamento, lembrete, atendimento ao paciente, prescrição, cobrança… E por aí vai. São muitos os processos e, se pararmos para analisar toda a cadeia, conseguimos mapeá-los dea forma adequada.

Se isso te ajudar, faça um desenho de todos os processos e suas interações, isso irá facilitar a sua visualização e possibilitará que você identifique os seus pontos de melhoria e de otimização. Uma boa pergunta para se fazer nessa análise é: onde posso reduzir custos e ganhar em agilidade?

2. Use a tecnologia a seu favor

Existem softwares de gestão especializados em clínicas e consultórios médicos, voltados para a melhoria e otimização de processos nesse tipo de negócio. Esses sistemas são parametrizados e já vêm com todas as facilidades que você precisa no seu no dia a dia.

Alguns possuem agendas personalizadas para cada profissional, prontuário do paciente, cálculos de repasse, informações para controle financeiro e muito mais recursos que você pode utilizar a seu favor: o software faz a parte burocrática por você. Assim, sobra mais tempo para se dedicar a estratégias de crescimento e, claro, ao aperfeiçoamento do atendimento aos pacientes.

3. Tome decisões de forma correta

Levante todas as informações que você precisa para tomar uma decisão. Analise os números, valores, datas, enfim, tudo o que envolve aquilo que precisa ser definido. Para isso, conte com a ajuda de um software de gestão especializado, que traz exatamente as informações que você precisa para facilitar a tomada de decisão.

4. Procure manter sua equipe motivada

Para que os processos estejam alinhados é fundamental contar com o apoio - e motivação - de sua equipe. Se de um lado a tecnologia otimiza processos, de outro as pessoas que alimentam esse sistema precisam conhecer todo o ciclo de atendimento. Sendo assim, ações como a simpatia, a escuta, a proximidade, prática do feedback - entre tantas outras ações de gestão de pessoas que ajudam na motivação das equipes -fazem a diferença no processo final!

5. Cuide da comunicação interna

Como em todo negócio, a comunicação interna, quando eficaz, é considerada uma excelente ferramenta de gestão, já que também pode motivar sua equipe. Colaboradores bem informados sobre os procedimentos internos e sobre as atividades do dia a dia da clínica são os que entendem bem o que se espera deles e, por essa razão, contribuem para a melhoria dos processos do negócio. Certifique-se de que todos estejam alinhados!

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