A presença de uma empresa na internet é um poderoso meio para propagar os produtos e serviços oferecidos por clínicas e outros segmentos. Porém, da mesma forma que pode servir como uma grande aliada, a má reputação online tem o poder de arranhar a imagem do negócio.

Isso pode acontecer por descuidos totalmente evitáveis, como a comunicação deficiente e com respostas inadequadas, ou com a falta de retornos para questionamentos referentes a algum problema relacionado ao nome da empresa.

É sobre esse assunto que vamos tratar neste artigo, abordando a importância de uma boa imagem da clínica na web e dicas para a manutenção de uma excelente reputação. Continue a leitura!

O que é reputação online?

A reputação online é o reflexo de tudo o que é feito com uma marca, produto, serviço ou pessoa, podendo ser negativo ou positivo, a depender do comportamento em resposta ao atendimento das necessidades dos pacientes.

A imagem de uma clínica na internet depende do que ela faz e de como se relaciona com os seus pacientes, fisicamente e de forma online. A web disponibiliza, ininterruptamente, informações sobre diferentes negócios — e isso é muito bom!

Mas para o Google as palavras relacionadas aos produtos e serviços incluem, além das informações pertinentes ao segmento, as opiniões dos usuários (negativas ou positivas) que definem a reputação online.

Qual a importância da boa reputação na internet?

Quando uma clínica informa sobre os serviços prestados em um site, está proporcionando aos pacientes a oportunidade — por meio de plataformas que oferecem participação social — de compartilhar, de expressar opiniões e de informar outros usuários sobre os serviços.

Mesmo sendo um anúncio veiculado por outro tipo de mídia, a empresa pode ser objeto de comentários nas redes sociais. E muitas vezes as opiniões não correspondem às suas expectativas.

Dessa forma, os comentários positivos dos usuários podem representar uma campanha poderosa para os serviços de uma clínica. Por outro lado, as opiniões negativas tendem a arruinar a sua imagem.

Como manter uma boa imagem na Internet?

Os comentários favoráveis podem ser aproveitados para ampliar a boa imagem por meio do compartilhamento em diferentes redes sociais. Os desfavoráveis devem ser analisados isoladamente e solucionados o mais rápido possível.

Veja, a seguir, algumas dicas para reverter situações negativas em relação à sua clínica:

  • utilize técnicas de SEO — para evitar que os comentários negativos apareçam nos motores de busca;
  • entre em contato com o responsável pela opinião contrária;
  • responda publicamente, de maneira educada e sincera, apresentando uma solução ou explicando o problema apontado;
  • interaja sempre com os pacientes — isso demonstra o respeito e a dedicação da clínica;
  • ofereça conteúdos de qualidade — esse é um poderoso meio para fidelizar, conquistar pacientes e demonstrar autoridade sobre os assuntos pertinentes à clínica.

Em suma, para manter uma imagem positiva no ambiente virtual, é fundamental monitorar o que é dito sobre a sua clínica e gerenciar eventuais crises que possam surgir.

Pudemos verificar que, como qualquer tipo de empresa, as clínicas também precisam se preocupar com a reputação online. Para tanto, devem ficar atentas, gerenciar os comentários e interagir com os pacientes para manter uma boa imagem no ambiente virtual.

Gostou deste artigo? Então, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Youtube com mais conteúdos informativos!

Share: