Saúde online
  • 09 Agosto 2016

Além do tradicional telefone, outros canais podem e devem ser utilizados para facilitar a comunicação com os pacientes. Tanto para o agendamento de consultas quanto para divulgar as especialidades e serviços oferecidos na clínica — sempre com atenção às normas dos conselhos profissionais. Alguns podem ainda ser trabalhados como fontes de informações úteis sobre saúde e bem-estar, estreitando os laços e estimulando a fidelização.

Conheça agora alguns canais que vão ajudar no relacionamento da sua clínica com seus pacientes no melhor modelo de saúde online:

Site

Além de bonito, o site da clínica deve ser amigável, fácil de navegar e com canais claros de comunicação com os pacientes. É importante que todas as formas de contato, como formulários, chat online e números de telefones, estejam visíveis.

Pensando que o site pode ser o primeiro contato do paciente com sua clínica, as informações que são mais importantes para ele devem ser facilmente encontradas, como a lista de especialidades e profissionais, horário de funcionamento e se atende ou não convênios — se sim, é imprescindível manter sempre atualizada a relação de parceiros.

Além de ajudar seu paciente, um site relevante também colocará sua clínica em melhores posições no ranking de buscas do Google quando alguém pesquisar informações sobre os serviços que você oferece.

Blog

É cada vez mais comum que as pessoas busquem na internet informações sobre doenças e melhores práticas para a saúde. Por isso, manter um blog com conteúdo relevante sobre as especialidades da sua clínica é uma excelente forma de se tornar uma referência para os pacientes. Além de manter o relacionamento nos intervalos entre uma consulta ou tratamento.

Mensagens de texto

As mensagens de texto são muito úteis para confirmar a presença em consultas e exames e podem ser feitas por meio de aplicativos como o WhatsApp e o SMS, que são ferramentas de baixo custo.

Além de serem canais de fácil acesso para a maioria das pessoas funcionam ainda como uma boa estratégia de relacionamento. Com elas o paciente tem em mãos um lembrete com a data e o horário do compromisso, reduzindo os riscos de ausências por esquecimento e mantendo a boa dinâmica da agenda.

E-mail

Uma experiência desenvolvida em um centro de saúde de Florianópolis demonstrou como essa pode ser uma ferramenta que aproxima e facilita a comunicação com pacientes, além de evitar idas desnecessárias ao consultório. Além de barato é um canal que requer pouco tempo para responder às demandas e pode ser utilizado para o agendamento de atendimentos e respostas às dúvidas.

Atendimento telefônico

Mesmo com todas as facilidades do ambiente virtual, uma conversa ao telefone ainda é o melhor canal. Em muitas situações ele favorece o relacionamento a distância com o paciente — seja com o médico ou com os funcionários da recepção da clínica.

Para ser uma experiência positiva, é preciso que a recepcionista seja sempre atenciosa e demonstre interesse no problema apresentado pelo paciente, respeitando seu tempo de resposta. Também é importante que seja um canal de fácil acesso. Afinal, um telefone que fica muito tempo ocupado desestimula o contato — e é sempre fonte de reclamações.

Do ponto de vista do atendimento médico, esse é ainda um canal pouco usado no Brasil. Mas pode ser um aliado do profissional para acompanhar situações específicas de um paciente, como retorno de um exame e resultados esperados com o uso de uma medicação. É ainda mais uma forma de transmitir a confiança que se espera nessa relação.

E no seu consultório, quais ações de saúde online estão em prática ou você gostaria de implementar? Deixe nos comentários e compartilhe com a gente!