Você já ouviu falar em prontuário eletrônico? Essa tecnologia tem se tornado um grande diferencial em muitos consultórios médicos, pois além de facilitar o trabalho e otimizar o espaço físico, também contribui para a prática do atendimento humanizado, que vem sendo tendência nesse tipo de estabelecimento.

Se você ainda não sabe quais são os impactos que o prontuário eletrônico pode proporcionar à sua clínica ou consultório médico, continue a leitura e se surpreenda!

Otimização do espaço

Sabe aquele fichário enorme e cheio de papéis e pastas muito fáceis de serem extraviados ou misturados por engano? Com o prontuário eletrônico, tudo isso poderá ser descartado!

Isso, porque as informações do paciente ficam todas armazenadas em nuvem, e podem ser acessadas de forma rápida e prática pelos médicos e outros profissionais da clínica.

Potencialização do tempo

Além do espaço, o prontuário eletrônico também possibilita melhor administração do tempo. Isso acontece, porque os dados dos pacientes se tornam acessíveis com poucos cliques no monitor de um computador. 

Essa prática proporciona agilidade desde o atendimento do paciente pela secretária até a consulta propriamente dita. As informações como histórico de doenças, medicação e tratamentos, por exemplo, já estarão registradas.

Assim, durante a consulta, o médico poderá verificar rapidamente as informações e identificar apenas aquilo que trouxe o indivíduo naquele determinado momento, para proferir o diagnóstico de forma mais eficiente. 

Segurança para o paciente

Os prontuários e fichas físicos podem gerar um certo transtorno, no caso de troca de pastas ou exames de pacientes. Podem ocorrer situações constrangedoras, em que, por descuido, um exame serja arquivado no prontuário de um paciente distinto daquele a quem pertence, e ser visto por terceiros, por exemplo. 

Como se sabe, tais informações de cunho pessoal devem ser mantidas sob sigilo. Os prontuários eletrônicos também proporcionam essa segurança, uma vez que, para se acessar o sistema, é necessário inserir um nome de usuário e senha, que somente as pessoas autorizadas possuem.

Dados disponíveis em nuvem

Em alguns sistemas de prontuário eletrônico, os dados dos pacientes ficam disponíveis na nuvem, não necessitando que o médico utilize apenas o computador do consultório para acessá-los.

Dessa forma, o profissional pode analisar dados de pacientes quando estiver em casa, fora da cidade, em congressos, ou em qualquer local, desde que tenha em seu poder um dispositivo com acesso à internet, como notebook, smartphone ou tablet. Por isso, vale a pena verificar sobre essa funcionalidade, quando for escolher um serviço de prontuário eletrônico.

Modelos prontos de laudos, atestados e receitas

O software de prontuário eletrônico também disponibiliza, entre suas funções, a opção de emitir laudos, atestados e receitas de medicamentos, por meio do preenchimento de formulários pré-definidos e sua impressão.

Assim, basta que o médico insira os dados do paciente, bem como as informações necessárias para o documento pretendido e o imprima. O atendimento fica mais célere, prático e seguro, o que pode evitar, inclusive, enganos na leitura dos documentos.

Dados para controle de epidemias

É comum que, em caso de epidemia de alguma doença, as secretarias de saúde das esferas governamentais solicitem informações aos consultórios médicos e clínicas sobre os atendimentos que foram realizados para tratar a patologia em questão.

Como todas as informações dos pacientes ficam disponíveis em nuvem, a clínica poderá, de forma rápida e prática, disponibilizar dados concretos aos órgãos públicos e contribuir também para a promoção da saúde na comunidade em que atua.

Entendeu como um prontuário eletrônico, que tenha capacidade de armazenamento em nuvem, pode fazer a diferença para a sua clínica ou consultório? Para saber o que fazer antes de implantá-lo, recomendamos a leitura do nosso outro artigo: 5 perguntas para responder antes de adotar um prontuário eletrônico