Também conhecido como rateio, o repasse médico se refere ao pagamento dos serviços prestados pelos profissionais às clínicas, distribuído de acordo com os atendimentos, convênios e procedimentos adotados. Essa é uma das tarefas que fazem parte da gestão financeira, e pode representar um gargalo para o estabelecimento de saúde.

Uma das maiores dificuldades que os gestores enfrentam nesse sentido diz respeito ao tratamento das informações financeiras. Afinal, qualquer equívoco em algum pagamento é capaz de afetar a imagem da clínica junto aos seus colaboradores, bem como o seu faturamento.

Pensando nisso, neste artigo veremos como é possível fazer o repasse médico de forma otimizada com base em soluções tecnológicas, que contribuem de forma eficaz para a gestão financeira da clínica. Continue lendo para saber mais!

As dificuldades para efetuar o rateio médico

Por ser uma tarefa burocrática e cansativa, o repasse fica suscetível a muitos erros. São vários os procedimentos que precisam ser realizados quanto ao comissionamento dos médicos, como:

  • localizar a documentação de cada um dos atendimentos efetuados na clínica;
  • separar e organizar os documentos, classificando-os por médicos e convênios;
  • transferir esses dados para uma planilha;
  • efetuar os cálculos corretamente;
  • conferir os valores;
  • realizar os pagamentos aos profissionais.

Em cada uma dessas etapas podem ocorrer equívocos nos pagamentos, gerando insatisfações e desconfianças dos colaboradores, além de prejudicar a saúde financeira da clínica.

Aspectos importantes a serem considerados no repasse médico

Justamente para evitar erros, o gestor da clínica precisa ficar atento às informações e documentações que apresentam os valores a serem pagos. Nesse sentido, é muito importante que essa atividade seja realizada de forma prática e eficiente, evitando retrabalhos e demoras desnecessárias.

Para tanto, há duas principais maneiras de fazer o rateio entre os profissionais, mantendo-os satisfeitos em relação à administração da clínica. Vejamos cada um deles a seguir.

Organize o setor financeiro

Os dados e as documentações referentes a cada um dos atendimentos realizados na clínica devem ser organizados diariamente, a fim de se manter todas as informações disponíveis para consultas no final do mês. Assim, evita-se atropelos e equívocos.

Invista em um software especializado

Mesmo com o avanço tecnológico, muitas clínicas ainda fazem o repasse médico de forma manual, por meio de planilhas. Porém, além de ser mais complexa e demorada, essa prática deixa o processo sujeito a erros humanos — como ao digitar os dados, por exemplo.

Para solucionar tudo isso, as clínicas já podem contar com uma solução tecnológica que proporciona muito mais facilidade, agilidade e segurança das informações: o software especializado em gestão de clínicas.

A otimização do repasse médico com software especializado

Um bom software de gestão médica é capaz de otimizar todas as tarefas essenciais ao processo de repasse, de forma automática. Ele garante uma perfeita organização e recuperação das informações a qualquer momento, contribuindo para um ambiente agradável de trabalho e servindo, ainda, como fator de motivação da equipe.

Alguns softwares, como o Shosp, proporcionam um repasse médico parametrizado. Isso significa que o gestor da clínica gasta o seu tempo uma única vez ao definir as regras de repasse aos médicos colaboradores. Após essas parametrizações, o software em nuvem calcula sozinho o montante a ser repassado em determinado dia, semana ou mês.

Além disso, o software Shosp proporciona um gerenciamento financeiro total por meio de várias funcionalidades, como:

  • contas a receber e a pagar;
  • controle de todas as movimentações financeiras;
  • emissão de Nota Fiscal;
  • balancete contábil.

Enfim, como vimos, o repasse médico é uma das grandes dificuldades que as clínicas enfrentam para realizar a sua gestão financeira. Entretanto, elas já podem contar com softwares especializados, como o Shosp, que otimiza todas as etapas do processo, proporcionando agilidade, eficiência e segurança das informações!

E a sua empresa, já adota alguma solução tecnológica para o repasse médico? Para conhecer melhor o software Shosp, entre em contato conosco e usufrua das suas funcionalidades com um teste gratuito por 7 dias!

Share: