Os avanços na medicina beneficiam tanto os profissionais da área da saúde quanto os pacientes. Com diagnósticos mais precisos e ágeis, bem como tratamentos mais efetivos, é possível salvar mais vidas e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas.

Dessa forma, acompanhar os mais recentes recursos tecnológicos em saúde é fundamental para uma boa relação médico e paciente, bem como para a facilitação e segurança na atuação profissional.

Neste artigo vamos apresentar 5 recentes avanços na medicina, que aliados às novas tecnologias estão revolucionando a maneira como hospitais e consultórios estão atendendo os pacientes. Continue a leitura para saber mais!


1. Inteligência artificial


Quando aplicada à medicina, a inteligência artificial tem por objetivo o armazenamento dos dados dos pacientes em nuvem. Isso permite que outros profissionais da área da saúde consultem as informações em tempo real, e auxiliem no diagnóstico de determinadas patologias.

As melhorias projetadas no sistema objetivam o aumento da sua eficiência para armazenar os dados relacionados à saúde da população. Dessa forma, é possível associar os sintomas ao histórico do paciente, facilitando o diagnóstico de propensão a doenças que podem ser prevenidas.


2. Robôs cirúrgicos


Os procedimentos cirúrgicos com robôs já se tornaram uma realidade mundial com a realização de procedimentos de alta complexidade e com mais precisão.

Eles possibilitam cortes menores em cirurgias, o que agiliza o processo de recuperação dos pacientes. No Brasil, estima-se que há cerca de 41 robôs voltados para a área cirúrgica localizados em hospitais com tecnologia de ponta e até mesmo em algumas unidades do SUS.

De acordo com o relatório do Instituto Coordenadas de Gobernanza y Economía Aplicada (Espanha), é esperado um grande avanço tecnológico na saúde, especialmente em relação aos robôs cirúrgicos, tornando-os cada vez mais integrados, adaptados e versáteis.


3. Telemedicina


A telemedicina é um importante complemento no tratamento presencial, pois utiliza as novas tecnologias para o acompanhamento médico remoto. Embora seja polêmico, esse recurso tem se apresentado como um grande diferencial no engajamento dos pacientes aos tratamentos.

Entre os principais benefícios da telemedicina, podemos citar a economia de tempo, tanto para os profissionais quanto para os pacientes, além de reduzir necessidade de recursos durante o processo, diminuindo os custos de atendimento e proporcionando maior acessibilidade.


4. Surgimento de novos medicamentos para doenças mais graves


Em 2018, a Anvisa liberou um novo medicamento para combater o câncer de mama. O Palbociclibe é indicado, especialmente, para os casos mais adiantados, quando já houve o comprometimento de grande parte da região mamária ou a proliferação de tumores a outras áreas do organismo.

O tratamento é aliado a outras substâncias, como o letrozol ou fulvestranto, para uma contenção da progressão da doença por até 25 meses. Outra recente descoberta de grande relevância refere-se a um medicamento que atua sobre o DNA para o combate ao câncer. Em vez de atacar o órgão atingido, o Keytruda age diretamente no DNA da doença.

A FDA, órgão responsável pela fiscalização de alimentos e remédios nos Estados Unidos, autorizou a comercialização desse medicamento, que anteriormente já havia sido aprovado para o tratamento de melanoma, entre outros tipos de tumores.


5. Gadgets para monitorar a saúde


Um dos mais recentes avanços da medicina é a utilização dos gadgets para monitorar a saúde. Alguns aparelhos e aplicativos já apresentam uma grande capacidade em identificar problemas de saúde, como:

  • monitor de glicemia — compatível com Ipod touch e Iphone;
  • medidor de pressão sem fio — colocado no braço e acionado por um botão;
  • oxímetro portátil — para medir a oxigenação e pulsação.

Esses são alguns dos principais gadgets que conseguem obter um controle mais ágil e eficiente dos problemas de saúde. Além disso, todos os dados coletados podem ser transmitidos por Bluetooth para um aplicativo e compartilhados com o médico.

Como vimos, os recentes avanços na medicina proporcionam benefícios para profissionais da saúde e pacientes, como agilidade, segurança e eficiência em tratamentos presenciais e remotos. Nesse sentido, é fundamental pesquisar mais sobre as novas tecnologias para implementá-las em sua clínica.

As informações deste artigo foram úteis para o seu conhecimento sobre os avanços na medicina? Para saber mais e ficar atualizado com as inovações tecnológicas na área da saúde, assine nossa newsletter!