É muito importante que o ambiente de uma clínica ou consultório médico seja equilibrado para transmitir conforto e confiança ao paciente.

Além de investir em atendimento humanizado, existe outro fator que conta muito nesse processo: a decoração. Afinal, ela influencia — e muito — o comportamento dos que frequentam o ambiente.

Infelizmente, existem alguns enganos que as clínicas cometem nesse sentido. Você sabe quais são eles? Continue a leitura e veja o que você deve evitar na hora de decorar a sua clínica:

Os principais erros na decoração da clínica

A primeira impressão é a que fica: certamente, esse ditado prevalece nos ambientes de saúde!

É importante que clínicas e hospitais levem em conta que, tanto quanto o bom atendimento, uma boa decoração e organização na sala de espera e nos consultórios é fundamental.

Mas essa harmonia nem sempre acontece, e o ambiente da clínica pode acabar afastando os pacientes. Conheça agora alguns erros na decoração da clínica e algumas formas de corrigi-los:

1. Exagero no uso da cor branca

As cores também são essenciais na decoração de clínicas. Muitas vezes, porém, o que vemos são ambientes com paredes totalmente brancas. Pois saiba que esse tipo de decoração já não é necessário, e é até mesmo considerado antiquado.

Hoje, é possível ter um ambiente de saúde com mais cor, mas tenha cuidado para evitar exageros. Tons muito berrantes podem provocar algum tipo de agitação ou agredir a visão dos pacientes, então opte sempre por cores mais suaves.

Para clínicas, o ideal são as cores que transmitem paz e limpeza, como o verde ou o azul em tons suaves. Além da sensação de tranquilidade, esses tons também combinam com móveis de madeira, que dão um toque mais aconchegante ao ambiente.

2. Descaso na decoração da recepção

De vez em quando, o médico se atrasa ou as consultas podem passar do tempo. Por isso, é preciso que as salas de espera estejam bem equipadas para entreter os pacientes.

Tenha sempre na recepção de sua clínica itens que podem dar boas-vindas a eles, como televisão, revistas, água e o tradicional cafezinho com algumas bolachas. Isso faz toda a diferença para cativá-lo!

Evite o uso de tapetes na recepção, pois não são recomendados pela Vigilância Sanitária. Para cadeiras, prefira revestimentos de couro natural ou sintético, que são fáceis de limpar e lavar.

3. Falta de critério ao escolher o som ambiente

Música ambiente pode ser utilizada em recepções, mas a escolha do repertório deve ser feita visando sempre transmitir tranquilidade.

Barulhos ou músicas estridentes podem causar desconforto a quem está aguardando o atendimento. O ideal é escolher músicas suaves, como a música clássica e outros estilos e melodias mais tranquilos.

4. Má escolha e disposição de móveis e objetos

É essencial que o ambiente de uma clínica médica proporcione segurança, mobilidade e conforto. O espaço entre as cadeiras deve favorecer o trânsito, evitando apertos e acidentes. Se for receber crianças, é importante evitar objetos pontiagudos, cortantes e muito pequenos.  

É preciso considerar também o tamanho do espaço antes de comprar a mobília. A principal dica aqui é evitar o excesso de móveis para não causar problemas de circulação.

Outros erros comuns que podem ocorrer na recepção de consultórios são:

  • colocar as cadeiras do paciente de costas para a entrada;
  • dispor as cadeiras em um único local;
  • desconsiderar pacientes cadeirantes ou acompanhantes que tenham necessidades especiais.

Para evitar erros na decoração da clínica, o ideal é procurar um decorador de interiores especializado na área. Ele vai ouvir o que você deseja e, a partir daí, criar um projeto com foco nos aspectos essenciais, como ergonomia, praticidade, conforto e bom gosto para deixar o ambiente de sua clínica harmonioso.

Gostou desse post e quer receber outras soluções para sua clínica médica? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Share: