A tecnologia ajuda a renovar procedimentos, reduzindo o tempo do atendimento e proporcionando conveniências para pacientes e profissionais. A agenda online, sistema de gerenciamento que permite a marcação de exames e consultas pela internet, é um dos exemplos de otimização para o consultório ou clínica médica.

O agendamento online facilita a organização dos atendimentos prestados por sua clínica, interferindo positivamente na produtividade da equipe e na imagem da instituição. Esse ganho de eficiência é bem-vindo, pois permite ao paciente agendar no melhor horário conforme a própria disponibilidade.

Saiba mais sobre 8 benefícios da agenda online para a otimização da sua clínica médica.

1. Horário de atendimento mais amplo

O agendamento online possibilita um horário de atendimento mais amplo, pois, a clínica médica mantém aberta a marcação de exames e consultas 24 horas e 7 dias por semana.

Quando essa liberdade é dada ao paciente, ele fica mais à vontade para organizar seu dia e escolher a data da marcação com mais tranquilidade.

2. Fluxo de atendimento melhor distribuído

Um único canal de atendimento para a sua clínica médica, como o telefone, sobrecarrega os atendentes e limita as possibilidades dos pacientes. Ao liberar a agenda online, o fluxo de atendimento passa a ser distribuído.

Isso permite mais tempo aos atendentes para que estes realizem seu trabalho com mais qualidade.

3. Fila de espera por atendimento reduzida

O volume de ligações costuma ser maior em determinados horários do dia — quando os pacientes que trabalham encontram uma folga para marcarem seus exames e consultas. Nestes, o atendimento por telefone pode ficar sobrecarregado.

Por meio do agendamento online e a consequente distribuição do fluxo, a fila de espera por atendimento é reduzida.

4. Escolha de datas e horários com mais liberdade

Se a agenda do paciente for atribulada e ele precisar de um tempo maior para escolher as datas e horários de suas consultas e exames, será possível fazer isso por meio do agendamento online.

Basta abrir a agenda no momento que for mais conveniente para visualizar a disponibilidade da clínica médica.

5. Remarcação mais rápida e fácil

Uma vez que o paciente passa a ter em mãos a possibilidade de controlar os próprios horários, ele será mais independente e remarcará seus exames e consultas de maneira mais rápida e fácil.

Bastam alguns cliques no smartphone para reagendar os procedimentos que haviam sido marcados.

6. Coleta de dados mais precisa

A quantidade de erros no formulário tende a ser menor quando o próprio paciente é o responsável pelo preenchimento. Sem a possibilidade de interferências em uma ligação, os erros nas coletas de dados diminuem.

Deixam de ser um problema os nomes digitados erroneamente, números de documentos divergentes, contatos telefônicos inexistentes, entre outros.

7. Integração com outros sistemas de gestão

A agenda online pode ser integrada com os demais sistemas de gestão de sua clínica médica, facilitando o trabalho de outras áreas, como financeiro e de recursos humanos.

Essa integração possibilita a geração de índices de atendimento para avaliar, por exemplo, se a demanda está ou não sendo suprida.

8. Aumento na taxa de comparecimento

O não comparecimento de um paciente à clínica médica gera prejuízo, pois, as equipes deixam de atender alguém e podem ficar ociosas. A agenda online permite que as consultas sejam associadas aos lembretes no smartphone, avisando o paciente que a data e o horário que foram marcados estão próximos. Isso aumenta a taxa de comparecimento na clínica.

A agenda online possibilita uma série de benefícios tanto aos pacientes quanto a própria clínica médica. Quer continuar enriquecendo o seu conhecimento? Então, baixe agora nosso e-book gratuito para aprender como aumentar o número de pacientes em sua clínica!