Em tempos de crise econômica, muito se fala em como reduzir custos da clínica médica, por meio de uma boa gestão e sem causar prejuízos à qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

Para que você possa fazer uma redução de gastos eficiente, otimizando o dinheiro investido e, assim, garantindo resultados mais positivos com menos recursos financeiros, reunimos uma série de dicas. Siga a leitura e acompanhe a seguir!

Faça a automatização de processos

Uma boa forma de reduzir gastos na clínica é automatizando os processos, ou seja, fazendo investimentos que em médio ou longo prazo podem trazer bons resultados para a saúde financeira do estabelecimento.

Ao substituir o agendamento em papel por um sistema em que a marcação de consultas possa ser feita online, você facilita o trabalho das secretárias, que poderão utilizar o tempo gasto na organização de agendas para realizarem uma outra atividade na localização.

Tenha uma boa gestão financeira

As faculdades de medicina pecam por, muitas vezes, por não oferecerem aos alunos disciplinas voltadas à gestão. Isso faz com que os médicos que se tornam administradores de clínicas tenham pouco sucesso ao administrar as finanças do negócio.

É preciso, portanto, investir em soluções que possibilitem uma boa gestão dos recursos financeiros da clínica, uma ferramenta digital que faça o controle do fluxo de caixa, registrando todas as entradas e saídas de dinheiro do consultório.

Crie relatórios para ter base na tomada de decisões

É importante que as decisões estratégicas da empresa sejam sempre tomadas por meio de relatórios e dados concretos, pois assim evitam-se os “tiros no escuro”, que podem causar malefícios para a organização do negócio.

Entre os relatórios que podem ser gerados e consultados estão a satisfação dos pacientes com o atendimento prestado, o controle de estoque de remédios e materiais utilizados cotidianamente, os balanços financeiros de períodos determinados, etc.

Utilize um software de gestão

Todos os tópicos anteriormente citados podem ser centralizados em um único local, caso você contrate um bom software de gestão para a sua clínica. Afinal esse tipo de programa reúne recursos para a automatização de processos, a gestão financeira, o controle de estoque, a criação de relatórios, entre outras ações estratégias.

Trata-se de programas totalmente pensados para clínicas médicas e consultórios de profissionais da área da saúde. A tecnologia possibilita diversas melhorias que auxiliam na redução de custos e no corte de gastos, sobretudo os mais operacionais.

Além disso, os programas são de fácil navegação e têm acesso rápido e fácil, de modo que qualquer pessoa com conhecimentos básicos em informática poderá manipular o software.

Agora que você já sabe como reduzir custos da clínica médica, ficou mais fácil garantir o sucesso do seu estabelecimento e aumentar a sua lucratividade.

Que tal, então, testar um software de gestão em seu negócio hoje mesmo? Entre em contato conosco e conheça o Shosp, um software de gestão em nuvem pensado exclusivamente para a sua clínica. Além disso, oferecemos acesso grátis ao sistema por 15 dias, para que você possa testá-lo e garantir a sua eficiência!