Atualização em 22/05/2019

O mercado anda competitivo para empresas dos mais variados segmentos e isso também reflete nos empreendimentos do ramo da saúde. Diante dessa realidade, os profissionais da área passaram a apostar na gestão de pacientes como uma forma de fidelizá-los, adotando algumas práticas para que eles ficassem mais motivados a retornar.

Essa passou a ser uma estratégia fundamental para garantir a sobrevivência e o crescimento da clínica, tornando o negócio mais seguro e rentável em curto, médio e longo prazos. No entanto, essa fidelização só é possível à medida que o atendimento se torna qualificado, afinal, enquanto ele for focado na produtividade e não na humanização, os erros comuns continuação acontecendo.

E você, já sabe como realizar a gestão de pacientes e assim, melhorar o atendimento e fidelizar pacientes? Ainda não? Então não deixe de conferir as dicas que separamos a seguir:

1. Capriche na ambientação

O primeiro passo para conseguir uma boa gestão de pacientes é fazer com que as pessoas se sintam à vontade ao chegarem na sua clínica. Para isso, caprichar na ambientação é fundamental. Comece com a fachada, que deve refletir a proposta da empresa e a identidade visual que você escolheu para o seu negócio.

A sala de espera também é muito importante, pois as pessoas podem passar mais tempo ali do que propriamente na consulta. O ar-condicionado, por exemplo, é imprescindível em um país tão quente quanto o nosso.

Disponibilizar água gelada, café, chá e bala, além de revistas de diferentes temáticas, jornais atualizados e,  também, uma rede Wi-Fi livre para aqueles que preferem utilizar o smartphone enquanto esperam pela sua consulta, são pequenos pontos que fazem muita diferença.

Caso seja possível, invista em um cantinho especial para as crianças e deixe à disposição delas lápis de cor, páginas para colorir e alguns brinquedos que não causem incômodos.

E, para finalizar a ambientação, deixe tocar uma música de fundo com notas suaves, a fim de trazer um ar de tranquilidade para os pacientes e acompanhantes que aguardam pelo atendimento.

Outra dica interessante é realizar convênios com um estacionamento próximo à sua clínica, caso ela esteja localizada em um bairro movimentado e com poucas opções para os pacientes pararem o carro.

2. Capacite os seus colaboradores

A sua equipe precisa estar alinhada aos seus objetivos e é por isso mesmo que capacitar os colaboradores da clínica é indispensável para uma boa gestão de pacientes. Muitos gestores encaram isso como um custo, o que é um tremendo erro, pois esse pode ser o melhor investimento da sua gestão.

É muito importante que todos os profissionais que possuem algum contato com os pacientes (como os porteiros, as recepcionistas e as secretárias), estejam capacitados adequadamente para realizar um atendimento com excelência para quem procura pela clínica.

Para começar, faça reuniões periódicas ou tenha conversas francas para reforçar a missão, os valores e as expectativas da empresa em relação aos funcionários.  Sempre que possível, invista em treinamentos e cursos para que eles possam se aprimorar e, dessa maneira, acabem exercendo as suas funções com mais segurança e competência.

O melhor método para treinamento da equipe irá variar conforme o perfil de cada setor, o orçamento e o tempo disponíveis para os mesmos participarem das ações, cabe ao gestor definir essas pautas.

3. Invista em marketing digital

Nos dias de hoje, é muito difícil fazer uma boa gestão de pacientes se você não destinar alguns recursos para o marketing digital. O lado bom dessa realidade é que divulgar na internet é muito mais barato do que nas mídias tradicionais, o que significa que, com algum dinheiro e muita criatividade, você pode ter excelentes resultados.

As redes sociais, por exemplo, são uma promissora maneira de se aproximar do público. Ter uma fan page da sua clínica no Facebook e um perfil no Instagram, por exemplo, são ótimos começos. Já para contatos profissionais, o LinkedIn é o mais indicado. Ter um blog também ajuda a trazer mais credibilidade e autoridade para a clínica.

No entanto, para que toda a ação de marketing digital tenha sucesso, é necessário que haja uma boa estratégia atrelada a um bom planejamento, a fim de que se consiga obter resultados positivos.

Antes de mais nada, a estratégia de marketing digital deve começar pela definição de qual objetivo quer alcançar. Nesse quesito há estratégias, como:

  • posicionar-se como autoridade;
  • fidelizar pacientes já existentes;
  • conquistar novos pacientes;
  • auxiliar a sanar pequenas dúvidas e problemas de quem pesquisa pela sua área de atuação.

Para definir um bom plano de ação, é muito importante procurar por parceiros e profissionais capacitados na área de marketing digital, que irão avaliar todas as suas necessidades e, assim, construir um planejamento adequado com os seus objetivos.

A partir de uma estratégia baseada no relacionamento, temos a possibilidade de organizar os acompanhamentos dos seus pacientes e deixá-los mais satisfeitos, aumentando a taxa de fidelização.

4. Preste um bom atendimento

Por fim, não adianta você adotar uma série de atitudes estratégicas se você mesmo não estiver oferecendo um bom atendimento para os seus pacientes. Sabemos que a formação é muito técnica e as responsabilidades dos profissionais da área de saúde são inúmeras, mas é preciso deixar espaço para o seu lado humano aflorar.

Lembre-se de que, muitas vezes, os pacientes estão com medo dos diagnósticos ou dos tratamentos e cabe a você passar a segurança e se solidarizar, de maneira adequada, com esses sentimentos. Esteja disposto a ouvir, tenha um pouco mais de paciência e não atenda com pressa.

Também é muito importante estar sempre atualizado para sanar todas as dúvidas que os pacientes possam vir a perguntar. Portanto, leia bastante, participe de eventos e invista em cursos de formação.

Demonstre, sempre, que você está em busca de novos conhecimentos, a fim de apresentar o melhor serviço para quem o procura. Fidelizar e conquistar novos pacientes é um método estratégico muito importante para o sucesso de sua clínica, principalmente em tempos de ampla concorrência.

Por isso, oferecer uma experiência de gestão de pacientes diferenciada, que visa o conforto e o respeito, por meio de um atendimento cordial e prestativo e que utiliza a comunicação digital, são algumas das técnicas que, com certeza, serão muito importantes para o seu crescimento profissional.

Agora que você está por dentro de algumas dicas de como fidelizar pacientes, que tal baixar o e-book gratuito “Como aumentar o número de pacientes” para continuar aprimorando os seus conhecimentos sobre como realizar uma gestão de pacientes eficiente e de resultados?


Share: